Campanhas associadas aos Jogos Olímpicos 2012

24 Ago Campanhas associadas aos Jogos Olímpicos 2012

Patrocinadores como a Coca-Cola, McDonald’s,  Procter & Gamble e Adidas pagaram fortunas pelo direito de ser oficialmente associados ao evento, já outras apesar de não possuírem tais direitos, não deixaram de usar a sua criatividade para testar os limites das regras do Comité Olímpico.

Em termos de campanhas associadas ao tema, eis as minhas favoritas:

Campanha da Durex  

Existem algumas dúvidas quanto à veracidade desta campanha da Durex performa, onde dá o recado “Nem todos os homens desejam ser os mais rápidos do mundo” ao velocista jamaicano Usain Bolt (vencedor de 3 medalhas nas últimas olímpiadas).

Ainda que não seja oficial, decidi incluí-la na lista pela sua brilhante criatividade.

Campanha da Renova 

Esta campanha é da responsabilidade da Renova. A marca de papel higiénico decidiu recriar o símbolo oficial do evento com os seus produtos, aproveitando assim para reforçar e promover a diversidade de cores que os mesmos possuem.

Campanha “up! Holland up!” da Volkswagen

A Volkswagen decidiu apoiar a Holanda e presentear os adeptos holandeses com bilhetes para o evento.  Para ganharem os bilhetes, os adeptos tinham “apenas” que vencer uma das corridas diárias de 100 metros, realizadas com o modelo VW up! . A parte original foi que o carro se movia através do som. Ou seja, quanto mais alto os adeptos gritavam, mais rápido o carro andava.

Para que isso fosse possível, e os vencedores das corridas fossem atribuídos da forma mais justa possível, o carro foi adaptado. Os pedais foram removidos, e ligado um medidor de decibéis ao CPU do veículo.

Para que nada comprometesse a segurança dos participantes, algumas medidas foram tomadas. Foi estabelecido 30km/h para o limite de velocidade do carro, e o co-piloto que acompanhava a prova tinha um pedal com travão.

Agência: Achtung!

Campanha da Gillette “Get Started”

http://www.youtube.com/watch?v=wE69jDKLvbs

Com o objectivo de desejar boa sorte a todos os atletas que iriam representar os EUA nos Jogos Olímpicos, a gillette criou  o “Light It Up“, um espetáculo brutal de luz e água recorrendo à tecnologia projection mapping em Boston.

O evento lançou oficialmente a campanha da gillette “Get Started” e contou com projecções de hologramas com 60 metros de altura, de vários atletas da equipa dos EUA em vários edifícios, muros, e finalmente, sobre a água.

Agência: Procter & Gamble

Campanha “Take the Stage” da adidas

Já aqui no blog foi falado desta campanha da adidas, um dos patrocinadores oficiais do evento. Para quem não viu, ou pretenda rever, aqui fica o link.

Campanha “Find Your Greatness” da Nike

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_hEzW1WRFTg

Mesmo não sendo patrocinadora oficial do Comité Olímpico Internacional e ser a principal concorrente de uma das marcas com esse direito (adidas) a Nike lançou a campanha “Encontre a sua grandeza” em 25 países sincronizados para coincidir com a cerimónia de abertura.

Apesar da campanha nunca mencionar explicitamente os Jogos Olímpicos de Londres ou utilizar imagens relacionadas com os anéis olímpicos, não só pelo timing mas igualmente pela mensagem transmitida no spot publicitário, percebe-se que a sua campanha é claramente projectada para lucrar com a febre olímpica.

Agência: Wieden & Kennedy, Portland

Campanha da Procter & Gamble para os Jogos Olímpicos 2012 em Londres

Spot “Best Job”

A Procter & Gamble, através destes 2 anúncios decidiu homenagear todas as mães dos atletas olímpicos, ilustrando tudo o que fazem para apoiar os seus filhos, ajudando-os no caminho das suas vitórias.

Spot “Kids 2012”

http://www.youtube.com/watch?v=zRaQRbAxXaA

Campanha da Mini

E finalmente elejo a campanha da Mini, já aqui referida no blog.

Com o objectivo  de promover o lançamento do seu modelo de edição especial – MINI London 2012, chamou a Orquestra Filarmónica de Londres para tocar o hino de Inglaterra, com as buzinas dos seus carros.

Próximo dia 29, iniciar-se-ão os Jogos Paralímpicos 2012 em Londres. Resta aguardar para ver que marcas lançarão campanhas associadas ao evento… confesso que estou algo curiosa.

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